
The Great Dictator (1940)De Charles Chaplin
Com Charles Chaplin, Jack Oakie, Paulette Goddard, Henry Daniell, Reginald Gardiner
Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.
Acho que até hoje, de todos os filmes que eu vi, poderia classificar um ou dois como obra-prima, e mesmo assim com algumas ressalvas.Mas após ter assistido esse O Grande Ditador, posso afirmar sem medo ou ressalva nenhuma: o filme é uma Obra-Prima e Charles Chaplin é um Gênio.Absolutamente, preciso corrigir o erro de nunca ter visto nada dele e ver toda a sua obra .Tudo é perfeito no filme.O humor refinado, inteligente e criativo (que tentam imitar até hoje) o roteiro, a parte ''técnica'' (para a época, sensacional) as interpretações (todos estão impecáveis até nos olhares), os diálogos, a direção e a trilha sonora.É uma seqüência de cenas clássicas, uma melhor e mais inteligente do que a outra.Há várias partes que poderia destacar, entre elas a soberba interpretação de Chaplin, tanto como o ditador quanto como judeu, que com certeza é a melhor que eu já vi e o discurso final, que serve como reflexão para todos, desde ditadores à miseráveis, pois todos, antes e acima de tudo, são seres-humanos.
O filme tem mais de duas horas, mas nunca fica cansativo ou chato, pelo contrário, vai melhorando.É daqueles(poucos) que a gente torce para não acabar nunca.
Um filme atemporal, que apesar da idade nunca perderá a qualidade, graças a genialidade de Chaplin.nota 10