sábado, 28 de abril de 2007

A Fonte da Vida

The Fountain (2006)
de Darren Aronofsky
com Hugh Jackman, Rachel Weisz, Ellen Burstyn

Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência.
Belo filme.Pode parecer complexo para alguns, mas é o tipo de filme que não é para se entender, mas sim para ver, sentir e viver.Tem momentos emocionantes - destaco a época presente, em que ele busca incansavelmente a cura para o tumor da sua esposa (só quem já passou por isso sabe como é) - e paisagens/efeitos fascinantes.Fora a performance excelente de Hugh Jackman, que nos passa perfeitamente toda emoção e sofrimento que o personagem está sentindo.Só achei que o roteiro as vezes ''acelera'' os acontecimentos, onde poderia ser mais desenvolvido e trabalhado.Pode não responder todas as questões existencias dos personagens (assim como eu acho que nunca teremos as respostas pra tudo), mas em relação à morte o diretor deixa bem claro sua concepção.Destaque também para a ''participação'' da luz em quase todas as cenas e os objetos principais, todos em formato de círculo - que, no meu entender, faz referência ao ciclo da vida.nota 8

Um comentário:

Dewonny disse...

Esse filme é um dos meus pecados atuais, ainda ñ assisti, mas ei de me redimir em breve e consertar essa falha cinematográfica..