segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Babel

Babel (2006)
de Alejandro Gonzalez Iñarritu
com Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael Garcia Bernal, Adriana Barraza, Rinko Kikuchi

Um incidente trágico envolvendo um casal americano em Marrocos gera uma cadeia de acontecimentos em quatro famílias, em quatro continentes diferentes. Ligados por circunstâncias mas separados por continentes, culturas e línguas, cada personagem descobre que é a família que, em ultima análise, providencia consolo.O título de filme tem origem na Torre de Babel, que foi usada como uma tentativa do povo daquela época de se comparar a Deus, tentando mostrar que não seriam surpreendidos por outro dilúvio, como o ocorrido com Noé. Devido a essa arrogância, Deus resolveu punir estas pessoas com a divisão do mundo em várias línguas.
Filme que não deixa de ser interessante, mas na minha opinião, está sendo superestimado.Interessante, eu digo, por mostrar as diferenças culturais e as barreiras do preconceito nos dias de hoje, e tbm um pouco da paranóia sobre terrorismo.Mas isso não quer dizer que tudo mostrado no filme seja algo que a gente nunca tenha visto, pois em mim nada surpreendeu, a não ser as atuações (especialmente as da ''mexicana'' Adriana Barraza e da japonesa Rinku Kikuchi, alem de Brad Pitt, que finalmente está num papel mais maduro) e de todas as crianças do filme.No geral, não achei as estórias tão ''poderosas'' assim para reflexão, mas sim algumas situações dramaticamente forçadas demais. nota 6

Um comentário:

Fabiano Augusto disse...

Apesar da maioria dos comentários não ser muito a favor de Babel, estou me praparando para ver logo.