

de Yimou Zhang
com Chow Yun Fat, Gong Li, Jay Chou, Liu Ye
China, final da Dinastia Tang, século X.
Na véspera do Festival Chong Yang Festival, flores douradas enchem o Palácio Imperial. O Imperador regressa inesperadamente com o seu segundo filho, o Príncipe Jai . O pretexto é celebrar as festividades com a família, apesar da relação fria que mantém com a Imperatriz .
Há já vários anos que a Imperatriz e o Príncipe Coroado, Wan, seu enteado, mantém, uma relação ilícita. Sentindo-se prisioneiro, Wan sonha em escapar do palácio com a sua secreta apaixonada, Chan , filha do médico imperial.
Na verdade o filme é sobre a decadência de toda essa família imperial aí...diferentemente dos seus filmes anteriores (o excelente ''Herói'' e o bom ''Clã das Adagas Voadoras'') o novo filme de Yimou Zhang tem menos ação e tenta se concentrar mais nos personagens.Mas assim como nos outros filmes, o visual é belíssimo, destacando a fotografia colorida e os figurinos.Ação mesmo só na (muito legal, mas curta) batalha final. Achei a trama um tanto, sei lá, simples demais (até chata), sem falar q deixa algumas coisas sem explicação.O filme é bem inferior aos outros dois, tanto em estória como em ação.Mas acho q estou sendo exigente demais, pois vai ser difícil fazer algo comparável a ''Herói''. Em ''A Maldição da Flor Dourada'', só seu belo visual não basta para poder recomendá-lo. nota 6